quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Não é Orgulho. É Raciocínio

  Passo a explicar o porquê: é complicado porque não há nada que não o seja. Ou melhor, tudo é simples, mas decidiram dar-nos raciocínio e isso complica tudo.
  Pode parecer complicado o que vou dizer, mas peço que compreendam apenas o que apanharem à primeira. Peço isto para que não compliquem ainda mais. Vamos descomplicar!
  Isto de Filosofia é engraçado mas para o filosofo. Neste caso nem eu o acho engraçado. Acha-lo-ia se não me pedissem para estudar outros filósofos. Porque pode até ser muito bonito andar pela rua a falar sobre o começo do mundo ou vir para um blog reflectir sobre a vida, mas estudar o porquê deles, os filósofos, o fazerem é completamente desnecessário! É um ataque ao raciocínio! Com tantas coisas bonitas e especiais para estudar, porquê estudar meras pessoas que fazem o que é belo? Tentar entender de onde vimos e para onde vamos. Porque não tentar entender o sabor do vento ou o espírito de uma árvore? Porquê?
  E é apenas isto, por quererem que eu saiba o porquê de Sócrates ou Platão reflectirem a vida. Eu faço-o e não sou mais por isso. E mesmo que houvesse alguém a dizer que eu sou o melhor Filosofo Contemporâneo, acha-lo-ia estupidamente esperto. Porque nem eu sei porque aprecio o que é belo, nem eu sei que consigo impor nos meus textos definições complicadíssimas. Definições, outro motivo! Sim! Ninguém sabe todas as definições ou curiosidades da língua portuguesa que tem nos seus textos! Se pedissem a Almeida Garrett para estudar as suas obras, óbvio que ele não saberia tudo. Igualmente para a obra de Os Lusíadas, Camões não saberia que é tão inteligente como é. Mas não seria mais infeliz por isso! É esta a justificação para o meu 5 a Filosofia.

10 comentários:

Unknown disse...

Digam o que quiserem mas de que tu és filósofo não tenho a mínima dúvida (:
Realmente, para quê saber quem foram os grandes filósofos se o mais importante é mesmo as ideias que os filósofos em geral têm?
O meu texto preferido até hoje :D

Unknown disse...

E o 5 a Inglês? Qual é a justificação?

lady-of-smile disse...

Mostra isso ao prof. de filosofia porque o que escreveste é filosófico! ;)
Gostei Pedro, tens toda a razão :)

Catarina* disse...

Gostei muito. Acredito que estás perdido em ti, afinal: "perder-se tambem é caminho" como diria a sublime Clarice Lispector! Quando nos apercebemos que temos em nós coisas que nao controlamos como: emoçoes, dores, prazeres ... percebemos tambem que essas coisas vêm de ou outros. Logo os outros têm obrigatóriamente de existir. E é assim que descobrimos que o nosso corpo existe e nao somos só matéria pensante. O nosso corpo tem extensão e por isso a ideia de universo é redutivel à extensão. Quão fascinante é poder escrever?

Catarina* disse...

das-me o teu mail?

carrie disse...

- Obrigada :)

Mia disse...

Oh, acredita que tentei. Mas quando tentamos e a pessoa não entende o nosso esforço, nem quer saber das nossas palavras, torna-se dificil de continuar. E eu já desisti, confesso =S
Mas sim, gosto da tua maneira de ver as coisas acerca da perfeição (: Se não existissem problemas, a vida seria perfeita, mas não teria piada, não é ?

José Soares disse...

Não deixo de concordar contigo em alguns aspectos, mas nada justifica o 5 a Filosofia. És ciente do teu raciocínio e como tal tb sabes k em Sociedade há determinadas regras para cumprir. O estudo da Filosofia faz parte do programa curricular do teu curso, como tal é apenas mais um dos obstáculos k vais ter de superar para atingires a meta. Como diz o ditado popular, a sabedoria não ocupa lugar! Quer gostes ou não, e por mais k a Filosofia não tenha aplicação directa no exercício da tua actividade futura, ela é cultura geral e algo mais k ficaste a conhecer. A memória do homem, ao nível do conhecimento, é infinita! Para k te sintas realizado com os teus ideais, mesmo k não sejam representativos em Sociedade, vais ter de conhecer os ideias dos outros, para assim poderes defender os teus. Vais defende-los como? Fazendo comparações e, sob o teu ponto de vista, defendendo o k de positivo sobressai na tua ideologia. O programa curricular do teu curso, vai-te dar conhecimentos profundos, para k no futuro possas fazer algo k te realize, com k te identifiques e onde possas fazer sobressair a tua arte. É uma aprendizagem contínua e para venceres e ultrapassares os obstáculos e barreiras com k te vais deparar ao longo da vida, vais tirar proveito de tudo o k aprendeste, quer tenhas ou não gostado. Se não quiseres tentar, um dia mais tarde vais te sentir frustrado, pois nunca vais saber se conseguirias ou não ultrapassar a barreira k te surgiu pela frente. Vais tentar discutir o teu ponto de vista, e não te vão dar ouvidos, pois não tens alicerces suficientemente fortes para suster a tua ideia. O conhecimento k temos acerca de algo, não significa k estejamos de acordo. Apenas nos dá discernimento para podermos ter noção da realidade e fazermos a nossa escolha. Sermos bons a algo k gostamos, não significa k sejamos maus naquilo com k não nos identificamos ou não gostamos...

Parapeito disse...

"Porque não tentar entender o sabor do vento ou o espírito de uma árvore? Porquê?"
isto é pura filosofia :)
beijo
(concordo com o que José Soares escreveu)

andre disse...

ahah tanta coisa so para dizeres que tens uma nega filosofia!